19/10/2012

Entrevista com Bernays Propaganda (Macedônia)



Eu me viciei nessa banda um tempo atrás, tanto é que acabei fazendo a entrevista, o Vasko tinha respondido as perguntas mas havia esquecido de me enviar, então, quase dois anos depois ele achou o arquivo e me enviou junto com outras informações. O som deles é bacana porque, além de terem uma base totalmente punk (faça você mesmo) as letras são quase todas em Macedônio e o posicionamento político, bem como o conceito por trás do nome da banda são muito foda! Não deixem de conferir a página do selo deles que entre outras coisas tem albuns muito bons para donwnload. E se você puder de alguma forma comprar o material da banda, faça isso!

Essa entrevista foi feita com o Vasko (o cara com a camisa escrito Suicide), guitarrista da banda.


Miséria: Os membros da banda são: Kristina Gorovska-Vocal, Vasko Atanasoski-Guitarra, Dzano Kuc-Bateria, e Nenad Trifunovski-Baixo. Quando a banda começou? Já houve alguma mudança no line up? Como vocês se conheceram?



Vasko: Foi uma longa jornada até esta formação, que está estável nos últimos dois anos. Nós começamos a 5 anos atrás. Houveram algumas mudanças de baixistas, mas todos eles são amigos próximos da gente. Todos nós tocamos juntos em outras bandas no passado então somos amigos e nos conhecemos muito bem. Nós tocamos juntos nos últimos 10 anos em bandas como FxPxO, This Home Is Preparated e SmartxBomb.



Miséria: Vocês podem falar sobre o discos que já lançaram? Quando foram lançados, os selos, países... Quais foram as reações relativas aos lançamentos?


Vasko: Nós lançamos 2 LPs e 2 EPs. As versões em vinil sempre são lançados em colaboração entre selos (Moonlee – Eslovenia, prugelprintz-Alemanha, thrashbastard-Alemanha, crapoulet-França, narshardaa – Alemanha). Nosso selo Napravi zaedno ( www.napravizaedno.com ) sempre participa. Falando sobre CDs, Moonlee fica sempre encarregado. Nós também temos trabalhado com a PMG para lançamentos em CD na Macedônia.


As reações são ótimas. Nós vendemos a maioria de nossos álbuns em turnês.


Fico contente que pessoas reconheçam nossa interpretação do pós punk que de certa forma tem um som único.




Miséria: Vocês sabem se algum selo/distro brasileiro tem vendido alguma material do Bernays Propaganda?


Vasko: Não, mas espero que alguém esteja fazendo isso. Se alguém estiver interessado pode escrever pra gente. Se algum selo brasileiro também quiser co-lançar nosso próximo disco será bem vindo.



Miséria: Qual a diferença principal entre escrever letras em ingles e macedônio?


Vasko: Escrever em Macedônio é mais fácil e natural porque é a língua na qual nós pensamos. Inglês é legal porque quase todo mundo pode entender, por causa disso nós temos escrito 80% das letras em Macedônio e 20% em Inglês.




Miséria: No Brasil nós temos um político chamdo Paulo Maluf, ele é famoso, um símbolo da corrupção, ele foi eleito deputado federal com grande número de votos, e assumiu o cargo em 2011. Existem exemplos como este na Macedônia?


Vasko: Sim, a Macedônia é cheia de exemplos como este. Ocorreu uma privatização criminosa quando nós nos dividimos da Iugoslávia em 1991 que causou crimes

econômicos e de poder político no país. Fábricas foram literalmente roubadas das mãos dos trabalhadores e aquele processo criou exércitos de pessoas pobres. Até agora, o índice de desemprego está em torno de 40%!!!


Miséria: Porque o nome Bernays Propaganda? Vocês vão manipular a opinião da massa utilizando o inconsciente? Não tenho certeza, mas depois de escutar “Happiness Machines” e “My Personal Holyday” eu comecei a sentir coisas estranhas, eu não sei... as coisas parecem erradas...


Vasko: Você pegou o espírito da coisa. Veja isso e tudo ficará claro: 


http://www.youtube.com/watch?v=IyPzGUsYyKM (link do filme "O Século do Eu" removido do youtube - o Vasko passou esse link então decidí preservar, mas existem vários outros links que funcionam)






http://vimeo.com/32870968 (link do VIMEO com melhor qualidade)


Miséria: Você acha que as crises do capitalismo são boas porque nos faz criar boas músicas? Vocês não acham que se tivéssemos uma sociedade baseada em alguma espécie de verdadeiro humanismo, não teríamos tópicos interessantes para colocar nas letras das músicas?


Vasko: Eu acredito que a arte deveria ser a reação da sociedade. Digamos, uma espécie de guia.


É verdade que boa música bem lama e da dor.



Miséria: Vocês tem alguma preferência política?


Vasko: Sim, nós somos anarquistas. Acreditamos na igualdade baseada na diversidade


.
Vocês conhecem algo sobre música/bandas brasileiras? Aqui nós não conhecemos muita coisa da Macedônia...

Nós amamos algumas bandas brasileiras como: Discarga, Mukeka di Rato, Sepultura e Ratos de Porão. Eu sei que a cena brasileira é massiva e criativa.







Miséria: De acordo com o que vi, o tipo de som que vocês fazem pode ser descrito como um “new wave/pós punk dançante” não é mesmo? Vocês podem falar sobre suas influências e o que levou vocês a tocarem neste estilo?


Vasko: Antes de qualquer coisa nós somos uma banda “Faça Você Mesmo”. Nós acreditamos que o ponto central do punk foi: Todo mundo é diferente e deve fazer o que quiser. Nós seguimos este princípio. Nossa inspiração sempre foram bandas honestas que sempre trabalharam duro como: Fugazi, Dead Kennedys, Gang of Four, Big Boys...



Miséria: Vocês podem falar algo sobre a cena independente da cena na Macedônia?


Vasko: A cena é realmente pequena mas sempre houveram bandas boas saindo daqui.

Nos anos 80, bandas como: Mizar, Padot na Vizantija, Badmingtons, Arhangel... nos anos 90: Anastasia, Suns, Last Expedition, Kiborg... e a partir de 2000 também surgiram bandas ótimas como: Culture Development, Midless Violence, Siz, Fonija... Você pode achar bandas legais no site do nosso selo local: www.napravizaedno.com


Miséria: Vocês tem algum comentário final?


Vasko: Muito obrigado pela entrevista. Por favor diga Olá para o ótimo jogador de futebol Zico se você o ver. Sinta-se a vontade para nos escrever em: junkcola@gmail.com





Nenhum comentário: