19/10/2012

Entrevista com DeFatwas (Holanda)

Fiz essa entrevista a pouco mais de um ano, faz um tempão que ela está aqui no blog em inglês... mas só traduzi agora, sim, sou um filho da puta incompetente. 

DeFatwas é uma banda de hardcore muito foda, formada só por mulheres, ou pelo menos era, quando eu as entrevistei.

A entrevista foi feita com a Faby, baixista da banda.

Confiram a curta entrevista:




Miséria: Para começar, vocês podem falar como foi processo de formação da banda?

Yasmina (Guitarra), Faby (Baixo) começaram a tocar por volta de 1997 com uma banda de hardcore chamada “NoSex” (que também tinha mulheres nos vocais e na bateria) pelo fato de estarmos envolvidas com várias outras coisas, essa banda apesar de ter tido alguns períodos de atividade, nós ficamos sem tocar por um ano.
Por volta de 2003, a baterista (uma mãe orgulhosa) e a vocalista sairam da banda, enquanto as outras duas estavam mais motivadas do que nunca para continuar e dar sequência, então surgiu a “DeFatwas” com nova a nova vocalista Claudia e baterista Marina, a banda tornou-se uma força a ser reconhecida, produzindo sons em seus próprio estilo hardcore anos 80, tocando em shows energéticos, a maioria eventos beneficentes e de cunho social. Isso deu um pequeno mas consideravel espaço para a banda que resultou em 5 anos de boas críticas.

Foram duas demos, de onde alguns sons foram lançados em diversas compilações em paises como Macedônia, Russia, Indonesia e na Europa.

Miséria: A mudança na formação ocorreu somente nos vocais ou teve alguma outra modificação na banda?

É isso mesmo. Depois de 5 anos “na Van” com a Defatwas, Claudia achou que seria difícil continuar, e também tinha que terminar os estudos, ela prefiriu focar na escola, isso é legal, o tipo de decisão que só poderia ser tomada por ela.
Depois que ela deixou a banda, nós passamos um ano com 3-4 garotas fazendo testes e Andrea acabou se tornando a vocalista, continuamos forte por dois anos, até agora, e gravamos os vocais com ela pela primeira vez.




Miséria: Vocês tem gravado algo, é para uma demo, ou para um debut? Quando vocês pretendem lançar esse material? As letras são todas escritas em holandês?


Nós gravamos dois sons no recém aberto ARC Studio em Amsterdam. É algo para ser lançado em uma demo, gravamos tudo em uma tarde... basicamente para preparar as coisas para algo que virá (um 12'?! talvez?!)
As letras daqueles dois sons são em holandês, sim... mas isso é uma coincidência, a maioria de nossas letras são em Inglês, algumas em Holandês, algumas em Francês, haha, mas nenhuma em Português, desculpe... Mas nśo falamos linguagem universal e você pode baixar nossas músicas de graça.
Na verdade nós já gravamos um full-lenght com mixagem meio rústica. Com a Claudia. Mas quando ela foi embora, a urgência/motivação também foi... Naquela época nós não sabiamos como lidar com aquilo direito, e além do mais, o selo que iria lançar o material não voltou mais a falar com a gente.




Miséria: Vocês podem falar algo sobre como vocês enxergam a cena independente hoje? Ocorreu alguma mudança na cena holandesa desde que vocês começaram a tocar juntas?
Sim claro, mudaram algumas coisas, para o bem e para o mal... eu acho, como todo mundo, que aqui é difícil encontrar um “clube” legal para tocar, antes vários squats organizavam gigs, desde que fazer squats se tornou ilegal, muitos fecharam as portas. E antes também haviam mais bandas de garotas como: Link (com a vocalista principal da Makiladoras na bateria), Suicidal Birds(garage punk'N'R), The Riplets(punk'N'R), Siren(H-C), SweetSweet(electropunk), Lady Die(grind), uma pena que essas bandas não existam mais.


Miséria: Vocês podem me indicar algumas bandas Holandesas formadas por mulheres, provavelmente eu poderia encontra-las procurando na Internet, mas eu gostaria que você me dissesse (por favor)... Há alguns anos atrás eu escutava Makiladoras, DeFatwas é a segunda banda holandesa formada por mulheres que eu conheço...


Como acabamos de dizer, antes tinham mais bandas de mulheres. Quase não existem mais bandas formadas somente por mulheres. Agora eu só consigo lembrar da Cheap Thrills (R’N’R) e nós realmente esperamos que algumas bandas formadas por mulheres que estão se formando agora e que nós possamos escutar sobre elas em breve. Felizmente existem algumas bandas lideradas por mulheres ou com mulheres na formação – bandas como: Ratarsed (Vocal principal feminino), Hysteria (vocal principal feminino e baixo), Usual Suspects (Mulher na bateria), e a Bambix, claro...



Miséria: Então, esta curta entrevista chega ao fim… muito provavelmente eu não perguntei algo que vocês gostariam de dizer, então fica aqui o espaço...
Faça-Você-Mesmo continua muito foda! Saia e faça isso! Especialmente garotas, faça a cena acontecer.
Para todos, não seja somente um consumidor/espectador, mesmo que você não tenha talento, seja você mesmo, foda-se viver de acordo com críticas de pessoas imbecis, que não tem nada além de uma boca grande. Você poderia ser um gênio guitarrista no palco, ou se divertir tocando dois acordes nos bastidores, MAS; também o contrário...!!!








Nenhum comentário: